A três décadas atrás surgia a febre amarela no Brasil, logo depois a dengue e agora Zika e Chikungunya. Mas porque aqui? O nosso país é um ótimo lugar para esses mosquitos transmissores viverem e se multiplicarem. O clima é quente e úmido, que é o clima preferido deles, e também o fato de várias pessoas não terem acesso a água encanada, então armazenam em tonéis e baldes.

Mais de uma espécie de mosquito transmitem essas doenças, como Aedes Albopictus, porém o maior causador das epidemias são os Aedes Aegypti, pois possuem uma capacidade maior de transmissão.

ENTENDA O MOSQUITO

O Aedes Aegypti é um mosquito menor do que os mosquitos comuns, preto com listras brancas, suas asas produzem um ruído quase inaudível ao homem. O macho se alimenta exclusivamente de frutas.

É a fêmea que precisa se alimentar de sangue para amadurecer os ovos e depois deposita-los, em áreas próximas a superfícies de água limpa e de preferência em partes internas de objetos, que possui condições favoráveis à sua sobrevivência, assim que são depositados os ovos são brancos mais logo escurecem e ficam negros e brilhantes.

Cada mosquito vive em torno de 30 dias e uma fêmea pode colocar ao longo de sua vida entre 150 e 200 ovos. Se a fêmea estiver contaminada pelo vírus quando depositar os ovos, pelo menos parte dos mosquitos nascerão com o vírus. Os ovos podem sobreviver mais de 100 dias sem contato com água. O mosquito passa pelos quatro estágios: ovo, larva, pulpa e adulto, o ciclo completo, de ovo até adulto demora de 8 a 10 dias.

Ele põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, calhas, pneus, caixas d’água e até tampinha de garrafa, qualquer lugar que houver água parada e limpa.

Como pode-se observar à dois ciclos de transmissão, o urbano

e o silvestre. Doenças como a febre amarelaexistiam somente

na floresta (ambiente silvestre) emuitas vezes por causa do

homem acabam indo pararna cidade (ambiente urbano).

Quando o homem invade a floresta e acaba sendo infectado

com a doença pelo mosquito, se ainda estiver com o vírus no

seu organismoquando volta para a cidade, ele passa o vírus

para osmosquitos da cidade (os mosquitos que conseguem

carregar o vírus) ao ser picado e assim começa as

transmissões. O desmatamento tambémcausa esse ciclo.

Uma vez que a pessoas infectada é picada ela passa para outros mosquitos não infectados (quando esses mosquitos a picam), e por vez esses mosquitos passam para outras pessoas não infectadas (quando esses mosquitos a picam), e o ciclo continua.

A Zika pode ser transmitida também entre humanos, de mãe para filho e por via sexual. A Dengue e a febre amarela são transmitidas pelo mosquito e a Chikungunya ainda está sendo investigada outras formas de transmissão.

MACACO X FEBRE AMARELA

Fonte: Biologia Total

Fonte: Ministério da Saúde

SE VOCÊ AGIR

PODEMOS EVITAR.

© 2015 by UNITEC. Todos os direitos reservados. Criado por Etoile Comunicação&Design

Fotos: Ari Gomes